Como tudo aconteceu

 

Era uma vez um grupo de rapazes e raparigas que muito gostavam de jogar voleibol e em torno do seu desporto favorito se juntavam no recreio de uma escola primária. O tempo e a política aqueciam em  pleno verão de 1974. Vai daí, marcam reuniões nos baixos da casa de um tio deles, e começam a  organizar as suas participações em diversas iniciativas, atraindo a si e a outros jovens da nossa freguesia. Metem pés a provas de atletismo, de que um momento  foi a corrida S. Silvestre na sede do concelho. Depois , vem o futebol, em jogos amigáveis com os trabalhadores da Fabrica de Mindelo.

Pernas não faltava, e em 1976 era legalizado o Centro Desportivo, Cultural e Recreativo de Gião, numa altura que já agrupava muitas dezenas de atletas, miúdos e graúdos, lançando equipas de futebol juvenil e sénior e organizando provas de atletismo, onde corriam mais de 600 atletas de 14 freguesias. por sua vez, o estado democrático encontra interlocutores na sua acção de dinamização social, estando a colectividade na 1ª fila para participar em cursos de animadores e de alfabetização de adultos. a cultura entra também no dia-a-dia da colectividade, criando-se um grupo de musica e cantares tradicionais- o "Ribadonda", e mais tarde sucedeu um infantil- "Ribadonda Júnior", um rancho folclórico, um grupo de teatro de fantoches, grupo de canto coral e grupo de dança moderna para grandes e pequenos, organizando-se exposições de artesanato e vestuário. 

O ecletismo levado ao extremo é, efectivamente, a imagem de marca do C. D. C. R. de Gião. Além de  contar no seu livro de honra a disputa do Campeonato de Aldeias e federados em futebol de 11, 7 e 5, de iniciados a  seniores, referenciam-se também modalidades  como a patinagem, potenciada pela inauguração do ringue em 1980, andebol, basquetebol, damas, xadrez, jogos tradicionais, ciclismo e cicloturismo, não  chegando os dedos de um homem para enumerar  as imensas iniciativas levadas a cabo. Olhe-se apenas: campismo, cicloturismo, provas de BTT, rallypaper, ida à praia em bicicleta, vitorias em provas de ciclismo, em 1978, 1981 e 1982. Deste berço do seu melhor ouro saiu, aliás, o conhecido ciclista Manuel Zeferino.

 

 Data de Fundação: 27 de Março de 1976

Fundadores: Henrique Santos Arteiro, José Henrique da Silva Lima, Manuel Joaquim Flores Gonçalves Rebelo, José Maria Ferreira Marques Fonte, Marcelino Armindo Ramos Araújo, Armando Gil Ramos de Araújo, José Manuel da Silva Leites, Evaristo Nogueira Silva, Carlos Alberto Ferreira Ramos, António Fernando da Silva

1º Presidente: Henrique Santos Arteiro

Presidente actual: Eduardo Alves